terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"Praga" moderna



A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto ambiental.
A regra é uma só: o lucro imediato. Este é o caso das sacolas plásticas ou "saquinhos de supermercado" que nos últimos tempos virou uma "praga", ninguém pode negar; até mesmo uma cartela com 4 comprimidos, é embalada nela.


Sua invenção datada em 1862, foi uma revolução para o comércio, por sua praticidade e baixo custo.
Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável". Mas agora sabemos que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente. Sua degradação no ambiente pode levar séculos. Seu tataraneto pode se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje.
No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora,sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.

O que fazer então?
  • A grande idéia é aos poucos substituir as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isso mesmo! Elas aos poucos estão voltando e com força total.

Fonte de imagem: www.swissinfo.org

Nenhum comentário: